Você ou alguém que você conhece pode estar sofrendo de um ou mais desses sintomas:
-
Sensação de esgotamento
-
Ansiedade
-
Depressão
Esses são alguns males comuns nos dias de hoje. A vida exige de nós uma intensidade que frequentemente nos coloca no nosso limite ou além dele. Esse cenário pode nos acarretar também problemas de motivação, angústia e dúvidas torturantes, principalmente diante de escolhas que nos são cruciais.
É impossível isolar completamente os desafios da nossa vida social do sofrimento mental; os dois se mesclam e interagem. A psicoterapia psicodinâmica é uma potente ferramenta para nos auxiliar a conquistar maior saúde mental e navegar por esses desafios.
Como funciona o tratamento
Para entender como o tratamento funciona, é primeiro necessário compreender de onde vêm os sintomas que nós tratamos:
- Você já deve ter tido algum pensamento intrusivo – pensamentos desagradáveis que você não queria ter;
- Quanto mais você combate esses pensamentos, com mais força eles te atormentam;
- Ou seja, os pensamentos têm uma certa autonomia. Os pensamentos que te incomodam, entretanto, são os que chegam à sua consciência;
- Há pensamentos que não chegam à sua consciência, mas que possuem o mesmo tipo de autonomia;
- Esses pensamentos se tornam inconscientes porque, por uma série de fatores – critérios morais, pressa, aversão, etc. – nós nos proibimos de pensá-los na primeira vez em que eles se sugerem para nós, com frequência sem perceber que estamos fazendo isso.
- Por causa de sua autonomia, ele continua surtindo efeitos. Mas como ele não é consciente, os efeitos são indiretos: enrijecimentos no modo de ser, compulsões, criatividade reduzida, padrões repetitivos de comportamento autodestrutivo, respostas emocionais exageradas e assim por diante.
A psicoterapia psicodinâmica almeja, por meio de uma aliança entre terapeuta e cliente, investigar e encontrar quais são esses pensamentos aos quais nós, a princípio, não temos acesso direto. Descobrir esses pensamentos permite que nós tomemos decisões e adotemos hábitos diferentes daqueles que nós adotamos sem perceber por causa desse material inconsciente.
Isso nos permite obter um maior senso de liberdade, espontaneidade, autenticidade e autonomia, além do aumento na saúde mental e aprimoramento da qualidade de vida.